segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estamos no O Povo Online

Oi mamães!

como eu já havia dito antes...ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO.
No portal O Povo Online, vão lá nos visitar, é só clicar AQUI!

beijosss

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

onde está o Pedro?

Oi gente,
eu tenho um sobrinho, fofo, lindo, inteligente e carinhoso, o Pedro, primo da Laís ou "Naís", como ele chama. Ele é mais velho e costuma dar umas beliscadas nela quando a gente não tá de olho, mas eles se amam. 

Bom, mas eu vim aqui foi para mostrar pra vocês como ele SE GARANTE no esconde-esconde. 

O melhor de tudo? Ele grita assim: Mãe "cadei" eu???

Vamos ver quem acha o Pedro?




Acharam?

O Pedro tem 3 aninhos e curte Fagner, Scorpions, The Beatles, Rush, Iron Maiden e Dire Straits.

Inclusive a professora dele pediu pra ele dizer uma palavra com  a letra i. E ele respondeu na lata:
IRON MAIDEN

***
Essas crianças são demais!

blog Oficial do O Povo Online

Oi gente,
a partir da próxima semana esse bloguinho vai estar em outro endereço e com outro layout. É que agora ele vai ser um Blog Oficial do Portal O Povo Online. Vocês vão nos encontrar nesta página aqui ó.

Vai ser uma experiência bem legal e mais, o problema dos comentários vai ser resolvido viu? Estamos nos retoques finais.

Por isso, nesse final de semana, pode ser que o blog  fique desatualizado. (mentira. O motivo real, é que eu não vou ter babá esse fim de semana e a Laís não dorme muito tempo, como antigamente! rsrs).

Mas eu garanto que semana que vem volto com muuuuuitas postagens legais!

beijosssss

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

copinhos animados

Oi meninas!
pra vocês que gostam de comprar de tudo pela net, olhem esses copinhos animados que achei nesse site: O segredo do vitório.

São 24 copos de papel com capacidade de aproximadamente 250 ml cada com 6 tipos de nariz para seus convidados escolherem.

esses são os modelos Zoo


~~~~

esses são os modelos humanos


Eles são demais, né? Vão fazer sucesso com as crianças. Os copos descartáveis Pick Your Nose Zoo podem ser comprados AQUI e custam R$ 69,90, cuidado que ainda tem o frete...

Tem muita coisinha linda e criativa nesse site, confiram!

projeto Estrela Criança

O Projeto Estrela Criança tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e inclui também a garantia ao acesso à educação e cultura, fundamentais para a formação do indivíduo no período da infância.



Além de um Seminário, uma programação voltada para o público infantil começa a ser gerada. Neste ano começa a 1ª Mostra de Cinema Infantil, apresentando curtas metragens locais e nacionais, o acesso será gratuito e a mostra será levada a mais de 91 municípios cearenses, sempre de forma gratuita e com a expectativa de alcançar cerca de 160 mil crianças em todo o estado.

Seminário sobre Políticas Públicas para as Crianças
Data: 19 e 20 de outubro
Local: Hotel Oásis Atlântico - Av. Beira Mar 2.500
Objetivo: Compartilhar conhecimentos e experiências sobre as políticas públicas para as crianças, visando oferecer elementos para melhorar as ações em nível estadual e municipal e levantar subsídios para a elaboração de uma Lei Estadual sobre políticas públicas para a infância cearense, com desdobramentos futuros em leis municipais.


Mostra de Cinema Infantil
Adaptada a partir da 10ª Mostra realizada em Florianópolis, para o Ceará o objetivo é levar a possibilidade de cultura através do entretenimento, de forma gratuita, para crianças de até 12 anos de idade. Em Fortaleza, o evento acontece no período de 22 a 29 de outubro, no Shopping Benfica, no Cuca da Barra do Ceará e em escolas da rede pública estadual e municipal em Fortaleza. E, mediante o comprometimento por parte de 91 municípios, a mostra percorrerá o interior do estado também de forma gratuita.

Fonte: Coordenação do evento

terça-feira, 18 de outubro de 2011

medo de injeção

Li na revista Crescer umas dicas que queria compartilhar aqui. Acho que é importante saber. E olhem! As dicas são de um Pai. A revista tem uma sessão só para os Papais, e é incrível, eu obrigo o meu marido a ler sempre.

Pois é, em uma coluninha um Papai conta sua experiência nervosa em um pronto-socorro com a sua filha. Ao final ele dá três diquinhas - que achei fantásticas - para aliviar a angústia do seu filhote se ele for tomar injeção.

* não adianta dizer que não dói, pois ele sabe que dói. É melhor você dizer que vai passar rápido.
* fique ao lado dele o tempo todo, mesmo que seja difícil para você.
* quando o pior passar, mude a atenção da criança, converse sobre outros assuntos e proponha brincadeiras.

imagem do google

Muito boas as dicas. As crianças confiam nos pais, você não pode dizer que injeção não dói, vai estar mentindo. E a nossa presença é muito importante né? Dá mais segurança.

***
Na primeira vacina da Laís eu chorei tanto, que o meu marido perguntou pro rapaz:
 - Moço, tem certeza que você deu a injeção na pessoa certa?  (brincando, claro! rsrs)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marisol nasceu de um parto natural

Meninas,
Quando pedi pra minha amiga Hilda Costa fazer um relato do nascimento da Marisol, ela respondeu que na verdade ela ia só terminar, pois já estava fazendo para ela mesma de lembrança desse dia tão especial. Eu ia fazer um textinho de abertura pro relato e tal, mas gente, é totalmente desnecessário, o relato da Hilda é claro e emocionante. Um exemplo de força de vontade. Tudo pela Marisol, uma meninha de 3 meses. Vocês não vão se arrepender de ler até o final. A Hilda faz questão de acrescentar que o parto foi sem anestesia, sem episiotomia e à base de gatorade!

Relato de parto natural hospitalar na banqueta
 
Marisol da Costa Cysne chegou ao mundo no dia 4 de julho de 2011, às 03:25 da madrugada no hospital da Unimed.


 imagem emprestada do facebook da Hilda

Era domingo, 3 de julho de 2011, dia em que eu me tornava uma mulher balzaquiana. Já estava com 39 semanas de gestação e pensei que poderia ser bacana ter um filho no dia do meu aniversário, mas ao mesmo tempo era coincidência demais.

Desperto por volta das 8 da manhã, mas a morgação do fim de semana não me deixa levantar da cama. Quando finalmente decido acordar, sinto um líquido descer involuntariamente por minhas pernas. Pensei mil coisas, mas não quis acreditar que por fim o trabalho de parto estava começando.

Saí correndo para o banheiro e o líquido não parava de jorrar. Era como se eu tivesse fazendo xixi nas calças! Mostrei ao Fred (meu marido) que, desesperadamente falou: “Liga pra médica!”. E assim eu fiz. A mesma disse que poderia ser um tal tampão mucoso (que geralmente desencadeia o trabalho de parto), ou mesmo o rompimento da bolsa. Me recomendou fazer uma checagem na emergência do hospital da Unimed.
Essa parte prefiro não detalhar porque imagino que a maioria das pessoas já tenha tido a infeliz experiência de precisar a um serviço de emergência. Triste! Mas resumindo: o médico-velho-tarado que me examinou disse que era bolsa rota e que eu precisaria me internar imediatamente para fazer uma cesárea, pois o risco de contaminação era elevado.

No entanto, desde que engravidei, procurei informar-me sobre o parto natural humanizado, atendendo a encontros e palestras, e tirando as dúvidas com uma das poucas obstetras verdadeiramente adeptas a esta filosofia. Por essa razão, tinha certeza que minha médica não concordaria com a opinião do plantonista e adotaria outro procedimento. Conforme pensei, ela sugeriu ao telefone que eu fosse pra casa e esperasse o trabalho de parto, que deveria começar nas próximas horas.

Cheguei em casa por volta das 11 horas e não contamos a ninguém que eu estava com a bolsa rota. Achamos melhor manter o silêncio, pois nem todo mundo entenderia essa postura. Recebi muitos telefonemas de pessoas querendo saber como seria a comemoração do meu aniversário, mas recusei o convite de todos alegando que estava me sentindo indisposta.

Passei o dia na expectativa. Acho que nunca desejei tanto sentir dor! Já se aproximava das 17hs e nenhum sinal! Falei com a médica novamente. Desta vez, ela pediu para que nos encontrássemos, pois ela realizaria o primeiro exame de toque (detalhe: ela vinha da praia e ainda estava de biquíni). Ela me examinou e disse que eu estava com 2cm de dilatação, mas que realmente precisaria esperar as contrações. Ela esperaria mais algumas horas e, caso o trabalho não iniciasse naturalmente, decidiríamos se induziríamos o parto, ou partíamos para a cesárea. Como forma de estimular o início do trabalho de parto, ela sugeriu que eu fizesse uma caminhada e comesse um jantar bem apimentado. Fui pra casa e logo subi os 9 lances de escada 3 vezes. Vesti uma roupa de ginástica e fui caminhar na beira-mar com minha mãe. Depois de alguns minutos de caminhada, comecei a sentir uma leve cólica. Na hora até pensei: “Oh beleza, finalmente começou! E é bem mais tranquilo do que falam. Vou tirar de letra!”.

Após a atividade física, marquei com algumas pessoas no Coco Bambu, visando o jantar apimentado, e lá fiz o anúncio de que em breve Marisol estaria conosco. Todo mundo ficou chocado, principalmente pelo fato de eu ainda estar com roupa de ginástica! Mas enfim. Comi uma pizza mexicana e, coincidentemente ou não, as dores começaram a se intensificar.

Cheguei em casa por volta das 21hs. Tomei um banho e pedi ao Fred para começar a cronometrar o tempo das contrações. Uma hora depois, o “bicho começou a pegar”. Comecei a andar pela casa e nenhuma posição parecia confortável. Era hora de ligar para a doula (uma espécie de parteira moderna que eu havia contratado). Pedi que ela fosse à minha casa, pois as dores já estavam muito intensas.

A doula chegou por volta das 23hs. Eu já gemia impaciente e repetia que não ia conseguir. Com toda sua calma e experiência ela foi me conscientizando do momento, e me fazendo canalizar as energias para aquele momento único. Ao mesmo tempo, tentou aliviar a dor através de compressas mornas, massagens e sugerindo posições mais confortáveis, inclusive na bola suíça. Também fiquei um tempão no chuveiro. No chuveiro senti dor, senti alívio, fiquei de cócoras, de quatro, sentei no banquinho, sentei na bola, chorei. A essa altura eu já havia chegado à “partolândia”, um lugar onde os sentimentos se misturam, as coisas vão perdendo a nitidez e a noção de tempo.

Acho que era meia-noite quando vimos que era hora de ligar para a médica. Foi quando o desespero bateu! A médica estava num plantão em Caucaia e pediu que entrássemos em contato com outra obstetra para ver se ela poderia fazer meu parto. Ligamos para a segunda opção, mas ela estava indisponível. Com isso, minha médica disse que “faria de tudo para sair”. Sugeriu que a doula fizesse um exame de toque. Eu já estava com 7cm de dilatação!

Por volta de 1 da madrugada saímos para o hospital. Logo que adentrei o hospital da Unimed, um funcionário chega me oferecendo uma cadeira de rodas, mas tudo o que eu menos queria era me sentar! Era menos incômodo ficar de pé e caminhar. O sujeito insistiu que eram “normas do hospital” e que eu tinha que aceitar a cadeira. Começa a desumanização. Será que não posso escolher como entrar no hospital para dar à luz?! Tamanha é a burocracia deste país que, embora sentindo muita dor, tive que ficar cerca de 20 minutos resolvendo assuntos de guia médico, carteirinha do plano, identificação, etc.

Estresses superados, entramos na sala de parto, que se chama PPP (parto, pré-parto e pós-parto). É um quarto comum. No entanto, Kelly (a doula), que já realizou diversos partos lá, tem permissão para deixar o local mais “apropriado”. Ela tira a maca e põe o colchão no chão, deixa uma piscina à disposição (para o caso de parto na água), tapa os vitrais com lençol, dentre outras coisinhas pra deixar a mulher o mais à vontade possível.

Num primeiro momento, me deitei no colchão e fiquei em “posição fetal”, à espera de minha Marisol. Mas a posição não estava cômoda. Fiquei um pouco impaciente. O parto na água era uma das possibilidades, mas com o frio que fazia, nem cogitei! Foi quando Kelly me sugeriu a “banqueta mágica”. Na realidade, é um banquinho com um furo no meio, onde se simula o parto de cócoras. Quando sentei neste bendito banquinho, “me encontrei”. Percebi naquele momento que teria minha filha naquela posição. Fred sentou atrás de mim, me apoiando pelas axilas. Houve um momento engraçado em que eu estava super relaxada, esperando as contrações, e Fred comentou que ia ao banheiro. Eu o implorei para que não fosse! Que permanecesse imóvel, naquela posição, e que fizesse suas necessidades ali mesmo!

Logo vieram as contrações com puxo (que significa que o bebê já está encaixando). Apenas nesse momento a médica entrou na sala. Sim! Ela conseguiu chegar a tempo. Orientou como eu deveria direcionar a força. Porém estava tão exausta que não conseguia colocar força suficiente. Foi quando Kelly sugeriu amarrar uma canga na cintura da médica (que estava sentada no chão, na minha frente). E foi assim que consegui! Devo ter empurrado umas três vezes até sentir o tão sonhado “círculo de fogo”. A sensação é exatamente essa quando o bebê está coroando. Uma queimação intensa, cheia de luz e energia. Nesse momento pude sentir o cabelinho dela entre minhas pernas e ali soube que dentro de poucos instantes estaria com meu tesouro em mãos. E às 3:25 da madrugada, já estava com minha Marisol, a sensação de tê-la em meus braços... isso infelizmente é impossível expressar em palavras!

    Só lembro que nesse instante todos saíram da sala e nos deixaram curtir aquele momento sublime... só nós três! Até hoje tenho guardado na lembrança o cheirinho dela... toda ensebadinha. Foi lindo! Inesquecível.

domingo, 16 de outubro de 2011

"isso é dente"

 foto do google

quem ainda não ouviu essa frase, quase um ditado popular: ISSO É DENTE!

Quando os bebês adoecem na fase dos dentes nascendo, a  frase ISSO É DENTE é um clássico dito pelas gerações das nossas mães e avós. E claro que eu já tirei essa dúvida com vários pediatras e já procurei ler sobre o assunto.

O nascimento dos dentes dos bebês não provoca febre, nem resfirados, nem diarreia. É um mito. O que acontece é que quando os dentes estão saindo, os bebês sentem muita coceira, aí eles colocam tudo que veem e as mãos na boca e a partir daí acabam se contaminando.

A irritação sim é um sintoma do nascimento dos dentes. A coceira os deixa muito irritados.

O mais importante é observar os sintomas e ficar sempre em contato com o médico.
Os primeiros dentes de leite nascem por volta dos 6 meses e assim vão saindo aos pouquinhos até completarem os 20 dentes, mais ou menos quando a criança tem 6 anos.

Agora depois de falar em dente, vamos falar de NÃO dente?
Tem coisa mais linda do que esse sorriso de gengivinha aparecendo?

 foto do google


Eu respondo: NÃO

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

o cantinho da Dora

Oi mamães,

hoje é um dia de estreia! Esse é o primeiro post da série 'quartos lindos' desse bloguinho. A sessão não poderia começar melhor, vou mostrar pra vocês fotos, detalhes e dicas de sites de lojas onde alguns itens desse cantinho retrô  foram comprados.

Gente, esse quartinho lindoooooooooooo é da Dora, amiga da Laís. A mamãe dela, a Rachel Barroso, é uma artista de mão cheia. Podem acreditar ela fez toda essa lindeza sozinha.


As letras de lata formando o nome DORA foram compradas na Urban Outfitters em NYC.

O enxoval (protetor do berço, cortina, móbile, balãozinho) foi comprado na Ikea
A almofada do monstrinho foi na Baby R Us

Aqui a cortina e o balãozinho


Que parede linda! E o que a Rachel mais ama é a placa do Mágico de Oz, comprada na rua em NYC. Ela achou "a cara" da Dora antes mesmo dela nascer!

Não gente, é muito capricho! Olhem os puxadores das gavetas! São todos diferentes (morri!), comprados na Anthropologie

E os vestidinhos da Dora, nesse armário de vidro? Afff lindo...
Um detalhe que a Rachel adora é a montagem de fotos que está no trocador. Foi uma amiga espanhola do Fábio, pai da Dora, que tirou as fotos e enviou de presente pelos correios pra ele. Segundo a Rachel, tem muito valor sentimental, tanto pelo gesto carinhoso como também pelo detalhe, são caixas antigas de energia elétrica de Lisboa, marca Bonfim (sobrenome dele e da Dora!)

A cama de ferro e palhinha era da Rachel, quando criança!

A mesinha de madeira é de antiquário. Era da Rachel também.


Dá pra se inspirar né?

A Rachel comprou tudo em uma viagem a Nova Iorque, quando estava grávida de 5 meses. E ela teve todo o cuidado de passar todas essas informações pra mim, com o site de cada loja. Obrigada Rachel! <3
Todas as fotos são do Fábio Bonfim, o pai.

Ah! O nome da Dora está vermelhinho em todo o texto pra combinar com o 'quarto lindo' dela!

Adorei fazer esse post! E vocês? Gostaram?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

visitas a recém-nascidos

Oi mamães,
queria deixar uma dica aqui pra vocês, que pode nos ajudar a não ser inconveniente. O assunto é VISITA!
Olha, tem gente que gosta muito, mas muito mesmo de receber visitas em casa. Agora quando se tem um recém-nascido no meio da história, o negócio fica mais complicado.

Mas a pessoa gostando ou não de receber, a dica é: LIGUE SEMPRE ANTES, não custa nada.
Marque um dia com antecedência e mesmo assim ligue antes, porque com um bebê em casa, tudo pode mudar de uma hora para a outra. E mais...bebês recém-nascidos dormem muito e precisam dormir,  e a mamãe precisa descansar também.

E como descansar, se tem que receber visitas?

Bom, não sei vocês, que já passaram por isso, mas eu queria muito ter tido um pouquinho mais de privacidade. No hospital, o contrário do que eu pensava, eu gostei muito das visitas. Pois lá eu estava deitada descansando e pronto. Mas quando chegamos em casa a realidade é outra! Onde estão aquelas enfermeiras que faziam tudo por mim????

E mesmo quem tem babá, ou mesmo aquelas técnicas de enfermagem sabe que quando chegamos em casa a responsabilidade e as mudanças na nossa vida são muitas.

então vamos lá:
*sempre liguem antes de visitar um recém-nascido.
*prefira vistar depois do primeiro mês.
*faça visitas rápidas, nada de pedir uma pizza pra comer na casa do bebê.
*sinta se a mãe do bebê não liga se você pegá-lo no colo.
*e nada de beijo no rosto e nem nas mãozinhassssssssssss.

Uma dica para as mamães que acabaram de ter neném ou até antes do parto:

Não fica indelicado de jeito nenhum você fazer um textinho e mandar por e-mail, dizendo que tudo correu bem e que em breve a família estará recebendo visitas, pois por enquanto estão se adaptando a nova rotina da casa.

Eu já recebi um e-mail desse tipo de uma amiga e não me ofendi. Achei que ela estava certíssima.
Gente, um recém-nascido é muito frágil e sofre um choque grande de uma hora pra outra.
Guardei a ideia para fazer com o meu próximo.

Afinal de contas a casa inteira está querendo descansar sempre.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROMOÇÃO: fotos do aniversário do seu filho


Já que hoje é dia das crianças e já que o mês de outubro é todo delas, a M2A PhotoStudio junto com o blog iMãe lançam uma super promoção. A cobertura fotográfica completa da festinha de aniversário do seu filho com 50% de desconto.
Você vai pagar apenas R$150,00. Quer saber como fazer para ganhar este presentão?

É simples, compartilhe o link desse post no seu facebook com a frase "EU QUERO A M2A PHOTOSTUDIO NO ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO"  e curta as fanpages do iMãe e do M2A PhotoStudio e pronto você já ganhou o desconto e as fotos da festança estão garantidas!
Tudo feito,  é só entrar em contato com a Mariana Adegas, mãe da Iasmim, e agendar com ela a cobertura do aniversário do seu filhote.
Por e-mail: m2aphotostudio@gmail.com
Por telefone: 8721 8154 e 8847 3313

terça-feira, 11 de outubro de 2011

moda para crianças


Diariamente, quando abro o jornal,  corro lá para o caderno de cultura, só depois vou lendo os outros com calma. É o meu ritual de todo dia. Aí hoje dei de cara com essa matéria fofa e muito bem escrita pela jornalista Paula Lima, colunista de moda do Jornal O Povo e mãe da Clara, a menininha protagonista dessa reportagem.

A matéria fala sobre a biografia da estilista Coco Chanel para crianças. O texto da Paula tem a leveza e o olhar de quem já é mãe. CONFIRAM!

Historinha da moda

Biografia da estilista Coco Chanel para crianças é um livro lúdico que aproxima o interesse de mães e filhas pela moda, pelo viés da biografia de quem sempre foi diferente


Clara é uma menina de seis anos. Adora a Hello Kitty e é fã da Smurfet, mas faz um esforço homérico para encarar uma competição de corrida. É também acostumada a acompanhar a mãe, a tia ou a avó em trajetórias de uma tarde inteira pela busca do vestido perfeito em lojas de adulto. Este ano, Clara aprendeu a ler, pausadamente tenta chamar atenção da mãe demonstrando interesse pelas revistas coloridas de moda. Não que o acesso da criança seja só a esses meios, ela também coleciona álbuns de figurinha e não troca uma tarde da Livraria Cultura por nenhuma outra aventura.

O fato é que a menina aprendeu a gostar de moda. Na idade em que a mãe é o ídolo maior, ela quer usar o salto alto da mamãe e insiste em caber em qualquer peça cheia de brilho que consiga alcançar no guarda-roupa do qual não tem acesso, ainda. A moda da qual ela diz gostar é na realidade consumo. Tudo o que não se quer incentivar em uma criança na era do consumo é o próprio gosto pelo consumo.

Então, há uma saída para explorar o interesse de Clara pela moda, os livros infantis sobre o tema. A editora Cosac Naify tem uma linha de títulos sobre moda para crianças. Um dos mais interessantes é Diferente como Chanel, biografia da estilista Coco Chanel, ilustrado pela norte-americana Elizabeth Matthews e traduzido pela estilista paulistana Clô Orozco, dona da grife Huis Clo.

A história é contada em pequenos parágrafos e começa dizendo que Gabrielle “Coco” Chanel era pobre e magricela. Na primeira página, a ilustração em aquarela é de uma menininha de nariz empinado que enche o busto do maiô com bolinho de papel higiênico. A biografia de uma das maiores estilistas do século XX tem pano para manga, segura a atenção da criança, os desenhos acompanham a narrativa com graciosidade e delicadeza próprios da grife que tem quase 100 anos. Aos 12 anos, Chanel foi para um orfanato de freiras depois que os pais morreram. Apesar da triste constatação de que tudo ao redor era “simples, preto e branco”, Chanel costurava as próprias bonecas.

O livro lembra a todo momento que Chanel sempre foi diferente, numa época em que as mulheres não trabalhavam, ela conseguiu um emprego. Sem querer ser como todas as outras mulheres, Chanel costurou suas próprias roupas e customizou outras tantas peças. Nessa aparente falta de fantasia cor-de-rosa, a leitura conduz a criança a entender a ousadia de quebrar padrões sociais. A personagem usa o que ninguém mais usava, por isso despertava críticas positivas e negativas. A história leva a criança e ver como um vestido novo pode ser estranho agora, mas talvez venha a ser o vestido mais famoso de todos. Foi Chanel quem criou o pretinho básico nosso de cada dia. Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, a biografia de Chanel mostra como as mulheres mudaram a maneira de se vestir, por causa do novo comportamento que surgiu na época.

Uma das lições mais interessantes é que Chanel sempre foi diferente, no começo todos torciam o nariz para ela. Mas Chanel tratava da mesma maneira todas as mulheres, pobres ou ricas. No fim das contas, todos amavam Chanel porque ela era ela mesma.

E o que mais uma mãe quer ensinar para uma filha, a não ser que ela seja feliz sendo ela mesma? Diferente como Chanel é um livro delicioso de ler, mãe e filha compartilham com interesse das mesmas curiosidades sobre o mundo fashion, e é também um bom ponto de partida para mostrar para as crianças como é a vida de um estilista e despertar o interesse pelas biografias.

SERVIÇO

DIFERENTE COMO CHANEL
O quê: biografia ilustrada da estilista Coco Chanel. 
Editora: Cosac Naify
Autor: Elizabeth Matthews 
Tradução: Clô Orozco
Preço: R$ 39,90 

Fonte: Jornal O Povo

resultado da Promoção do Dia das Crianças 2

Aos participantes da promoção do Y-park, segue o resultado:

As vencedoras foram:

Leydinara Lima Sousa, filho: Antônio Luiz.  
e
Raquel Gonçalves Castro, filha: Ellen

As respostas corretas dos 3 enigmas eram:

1° Enigma: Saci Pererê
2° Enigma: Iara
3° Enigma: Curupira


As mamães vencedoras levaram as entradas porque foram as duas primeiras a responder os enigmas com as respostas completas. Meninas, aguardem o contato por telefone do Y-park. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

cuidados com a pele da mãe e do bebê

Olha só essa novidade!



A L’Occitane já está no mercado com produtos infantis e para mamães. O Bálsamo Mom & Baby é indicado para bebês e para mães com pele delicada. Nutre, protege e melhora a elasticidade da pele. Para as mães, ajuda na prevenção de estrias.

A linha Mom & Baby é constituída de Sabonete Líquido (300 ml), Loção (300 m), Creme (50 m) e Bálsamo (150 ml). Os produtos têm o selo Ecocert Trade Fair (EFT), concedido às empresas que levam em conta o desenvolvimento sustentável.



A marca francesa garante que os produtos foram desenvolvidos sob supervisão de pediatras e testados dermatologicamente.

resultado da Promoção do Dia das Crianças

como prometido, aqui vai o resultado da promoção do MAIOR SHOW INFANTIL DO ANO.  As duas frases mais criativas foram escolhidas pelo setor de marketing da loja Planeta Brinquedo.

e as duas mamães que ganharam ingressos para curtir o show dos Backyardigans, Barney e Tigrão e Pooh foram:

Rejane Nogueira, com a frase:


O Pedro quer ir pro show do Barney pra contar pra Baby Bop onde o BJ escondeu seu paninho!!!


Natache Marques, com a frase:


Pedrinho merece ir para o show porque ele se diverte bastante dançando "Marte aqui vamos nós"! Bate palminhas e dança pela sala!


Duas mães de Pedro!


Meninas, o setor de marketing da Planeta Brinquedo vai entrar em contato com vocês por telefone, para passar o endereço de onde vocês devem ir buscar os ingressos.


Parabéns! E até a próxima.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

criança tenkitê diversão

Mamães de Fortaleza!
mais uma dica legal pra divertir os pequenos na semana das crianças! A lojinha linda Bebêtenkitê vai promover tardes de muita alegria pra pimpolhada. Começa amanhã, 8, e vai até o dia 15 deste mês. Nesses dias, de 16h às 19h, leve seu filho para pintar o 7 em frente a loja e conhecer as roupinhas fresquinhas, lindinhas e super na moda de lá. A loja fica no shopping Iguatemi.

Vai ter palhaço, música, pintura de rosto, desenhos, aqueles balões com formatos de bichinhos e a presença desse macaquinho simpático, que é o mascote da marca.


É fofo né ele?
O evento 'criança tenkitê diversão' vai bombar de tanta gente miúda linda. A Laís vai passar por lá!

pra incentivar a leitura

Recebi um e-mail da minha prima, mãe do Benki, mostrando uma iniciativa legal do banco Itaú, a campanha "Leia para uma criança". Ela disse que no ano passado se cadastrou e recebeu 4 livrinhos. Eu já fiz o meu cadastro, agora vou esperar para receber os meus.

 Conheça e cadastre-se clicando AQUI!

O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe  na qualidade da educação.A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.

*esse post não é uma propaganda do banco tá gente? Como eu já disse aqui, esse blog repassa informações de todos os tipos para as minhas leitoras mamães internautas. E por também acreditar que a leitura tem importância enorme na vida das crianças, compartilho essa iniciativa legal. Pode deixar que quando o post for publieditorial eu vou avisar, rsrs! beijos

andador sem dor

Oi mamães,
já tinham me dito e eu comprovei perguntando para a pediatra da Laís, que aqueles andadores que você coloca a criança e ela sai sem destino não são mais indicados pelos ortopedistas e fisioterapeutas.
Esse aqui ó:

A Laís tá nessa fase, fica em pé com apoio em todo canto e quando tá no braço já quer ir pro chão. Já começou também a querer dar passinhos com a nossa ajuda segurando pelos braços.

Eu já imagino a dor nas costas de todo mundo quando ela quiser somente andar assim. Então, procurando opções na Internet, achei esse site AQUI, que vende o andababy. Nossa coluna agradece!


eles estão disponíveis nas cores preto, rosa, branco e azul.

achei também um vídeo no you tube que mostra como funciona, assistam:


muito legal, né?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Teste da orelhinha é lei

"Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito" é o mote da campanha institucional que foi lançada, nacionalmente, pelo Senado Federal, durante coletiva de imprensa hoje.

A lei 12.303/2010 obriga hospitais e maternidades a realizarem, gratuitamente, o exame denominado "Emissões Otoacústicas Evocadas", conhecido popularmente como o "Teste da Orelhinha". O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.


OUVIRAM mamães???!!!

PROMOÇÃO DIA DAS CRIANÇAS 2

Mamães e Papais de Fortaleza,
Esse dia das crianças tá com muita coisa boa pra fazer, heim?

Y-Park deixou aqui no blog 4 entradas para nossas crianças embarcarem num mundo de aventuras. Vai rolar no parque uma Caça ao Tesouro e uma Gincana. Seu filhote não pode perder esse passeio.  Vamos sortear entradas para os dias 12, 15 ou 16.


Para participar dessa promoção, mande um e-mail para imamae.blog@gmail.com com seus dados:
Nome, telefones, nome da criança e o dia que você quer ir cutir as atrações do Y-park 12, 15 ou 16 de outubro.

O mais importante: no e-mail também responda esses três enigmas abaixo, de qual personagem do folclore estamos falando:



O Resultado vai ser divulgado na terça-feira , dia 11 de outubro, aqui no blog e os vencedores vão encontrar seus nomes na entrada do parque no dia que escolheram. Entraremos em contato por telefone.

*dica: os personagens estão no cartaz do Y-park

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

sapatinho eternizado

mamães!
Todas nós temos um apego com algum sapatinho dos nossos bebês, não é? Sabe aquele que você não quer se desfazer de jeito nenhum? Olha só o que esse site, Sapatinho de Bronze, faz com essas fofuras de calçados.



Até as chupetas viram lembranças imortais.

página no Facebook

mamães internéticas,
estamos com uma página novinha no facebook para vocês curtirem lá e se atualizarem das novidades do blog pela rede social mais amada do mundo.

Vão lá CURTIIIIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRR!

Clica AQUI!

beijossss

terça-feira, 4 de outubro de 2011

agenda de bebê

Meninas,
sabem aquelas agendas de propaganda de gráfica que a gente sempre ganha de brinde no final do ano?
Não joguem foraaaaaaaaaa!
Tudo se aproveita.

As mamães mais prendadas podem até fazer uma capa bem meiguinha com cara de coisinhas de bebê

tipo assim

ou não, usar do jeito que tá mesmo, o importante é usá-la para anotar toda a rotina do seu bebê durante o dia.

Vai dizer que você nunca se perdeu no meio do dia? Tipo, foi ontem ou foi hoje que ele fez cocô? Que horas ele mamou? Quanto tempo foi essa dormida?

E quando começam as vitaminas??? Aí que o negócio pega mesmo. É ferro, é vitamina C, homeopatia etc etc...

Pois bem, tudo isso aqui é só para dar a dica de deixar separada uma agenda só para fazer essas anotações.
Aqui em casa anotamos tudo com horários. As dormidas, vitaminas, cocôs, banhos, refeições e as gotinhas de homeopatia da Laís. E o mais legal, anotamos o que ela comeu em cada refeição, assim não repetimos as frutinhas e legumes, carne ou frango, arroz, macarrão ou feijão. Entenderam?

Para as mamães que passam muito tempo fora de casa, como eu, melhor ainda. Quantas vezes a babá foi embora e eu não perguntei que horas a picotinha tinha jantado e a tal da agenda me salvou??!!!
Muuuuuitas vezes gente!

Só para complementar a dica: os bebês aaaaamam rotina!
e só para complementar a dica 2: o bom é reaproveitar, se for comprar uma agenda nova compra uma de papel reciclado!
;)

PROMOÇÃO DIA DAS CRIANÇAS

Mamães e Papais de Fortaleza!

Querem ganhar ingressos do show dos Backyardigans, Barney e seus Amigos e Tigrão e Pooh (Cover) que vai rolar no Teatro do Shopping Via Sul, no Dia das Crianças, 12 de outubro (quarta-feira)???



É o seguinte, a loja Planeta Brinquedo disponibilizou ao iMãe quatro ingressos deste espetáculo infantil pra gente sortear com vocês. São dois ingressos para o horário de 15:30 e dois para o de 17h. A promoção é a assim:

Escreva para o e-mail do blog,  imamae.blog@gmail.com, uma frase bem criativa, dizendo porque seu filho quer tanto ir curtir esse show no Dia das Crianças.

Não se esqueça de colocar (no e-mail):
*nome completo
*nome(s) da(s) criança(s)
*seus telefones
*e pra qual dos dois horários você quer ir.

As duas melhores frases ganharão os ingressos!

O resultado será divulgado no blog na próxima segunda-feira (10 de outubro) com a divulgação também das frases campeãs.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

outubro rosa

Oi Mamães!
Hoje o assunto aqui é sério. Queria divulgar para vocês o movimento Outubro Rosa, uma campanha linda de mobilização mundial que trata da detecção precoce do câncer de mama, visto que essa é a melhor forma de combater a doença. Uma das atividades de conscientização dessa campanha é a iluminação de monumentos de várias cidades do País e do Mundo.

Essa fitinha rosa (lá em cima) é o símbolo da campanha! Coloque no peito, bote na bolsa e espalhe essa ideia! 

monumentos iluminados pelo Brasil e pelo Mundo

 nossa estátua da Iracema iluminada (Fortaleza)


Esse blog apoia a campanha, e você?

sábado, 1 de outubro de 2011

bebês de luxo

você já viu ou já ouviu falar dessas chupetas luxuosas???
Já se espalham pelo Brasil as chupetas de ouro, prata, pérolas e cristas swarovski. Vamos dar uma conferida agora nessas jóias para bebês:






fotos do google

chocalhos e prendedores também já estão sendo produzidos para esses bebês com estilo, e dinheiro né? Pois esses acessórios são caros. Já estão à venda na internet.

Sabe onde encontrar aqui em Fortaleza? Na loja Oz, que já até falei por AQUI.

parceria com O Povo

Oi Mamães!
Desde a última terça-feira vocês estão vendo essa barrinha branca lá em cima, no topo do blog, não estão? Pois é, isso é um link do portal O Povo online, no qual esse bloguinho  monotemático agora é parceiro. O portal O Povo on line é o 5o mais acessado do País e pra mim é uma honra participar disso tudo.

Estamos em festa aqui pelo iMãe. Ser um dos blogs parceiros e recomendados deste grande veículo de comunicação é realmente pra comemorar. Agora as mamães leitoras podem, depois de ler as novidades do iMãe claro, clicar lá em cima e navegar pelo site de notícias e ficar por dentro do que está acontecendo no nosso Estado, no Brasil e no Mundo.

Ah! Só mais uma coisinha, ainda vem mais novidades por aí, aguardem!

beijosssss

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

show infantil no dia das crianças

Mamães, a partir de hoje vou começar a postar a programação baby especial do dia das crianças. Vamos colocar na agenda dos pimpolhos a show triplo que vai ocorrer no Teatro do Via Sul (Fortaleza-CE)???



Os Backyardigans, Barney e seus Amigos e Tigrão e Pooh (Cover) estarão juntos em um show animadíssimo para as crianças. O espetáculo acontece no dia 12 de outubro (quarta-feira), em duas sessões especiais: às 15h30min e 17h. A montagem é da Showlândia Produções, de Recife-PE.

Mais informações: (85) 3311-0123

programação baby

Vamos para a programação baby desse final de semana?

I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC)
Começa amanhã, 1° de outubro, o I Festival de Teatro Infantil do Ceará.
O espetáculos da programação serão:
*Antônio Brasileiro - O Equilibrista (às 16 horas, no Espaço Arena do Centro Dragão do Mar);
*Uma Noite em Claro  (às 17 horas, no Sesc-Senac Iracema);
*Tchu Tchu Tchu (às 18 horas, no teatro do Centro Dragão do Mar).
Mais  informações.: 3488 8600 (Dragão) / 3252 2215 (Sesc) / www.festival-tic.com.

Um Tiquinho de Nada.
O projeto Passarela das Artes apresenta o solo com direção e atuação de Sâmia Bittencourt, da Cia. CLE – Circo Lúdico Experimental. Amanhã (1º), às 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Gratuito. Outras informações: 3488 8600.

Dom Poder e a Revolta da Natureza.
Montagem do Grupo Expressões Humanas que desperta a atenção dos pequenos para a questão da consciência ecológica. Texto e direção: Herê Aquino. Estreia neste domingo (2), às 14 e 17 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro), prosseguindo ainda nos dias 9, 23 e 30 de outubro. Grátis. Outras informações: 3464 3108.

Os Três Porquinhos ou Confissões de um Menino Levado.
Escrito e dirigido por Luiz Arthur com atuação de Marcelo Dusi, do grupo Teatro da Juventude do Rio de Janeiro, o espetáculo fará duas apresentações em Fortaleza: amanhã (1º) e domingo (2), às 17 horas, no Teatro Celina Queiroz (avenida Washington Soares, 1321 / Campus da Unifor – Edson Queiroz). Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Outras informações: 3477 3033 / 3477 3175.

Detestinha – O Bicho que Detesta Ler.
Remontagem da peça infantil pelo elenco do Circo Tupiniquim, dentro das comemorações dos 25 anos da companhia cearense. Texto: Demitri Túlio. Estreia neste domingo (2), às 16 horas, na sede do Circo Tupiniquim (CE 040 – Km 12), prosseguindo ainda nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Outras info.: 3260 2292 / 8811 6690 / 9988 5452.

Informações do Guia Buchicho do Jornal O Povo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

berço com prateleiras

E por falar em berço (post de ontem). Eu tenho um berço portátil no meu quarto, que foi emprestado pela minha amiga mãe da Maria Luiza, e usamos o tempo todo. Para as noites mais cansadas colocamos a Laís para dormir logo lá, afinal todo mundo precisa descansar. Para viagens, sempre levamos ele, que serve também de cercadinho, um apoio ótimo para quando fico sozinha e preciso colocar a neném em algum canto para fazer alguma coisa, como atender um telefonema, por exemplo.

Agora imagina esse aí embaixo que é um berço portátil e ainda vem com móbile musical, trocador e uma estante grudada nele que tem prateleiras que servem de apoio para as mamães? Nelas podem ser guardadas fraldas, pomadas, lenço umedecido, roupinhas, brinquedos e muito mais. Muito legal para levar em viagens e já organizar tudo do bebê ali mesmo. O que toda mãe de bebê quer na vida é que tudo esteja perto de suas mãos na hora mais necessária, não é mesmo?

 
Gostaram da dica? Eu achei esse navegando pelo site da BabiesRus

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

quando baixar o estrado do berço?

Em um encontro morto de lindo com a mãe da Dora e a mãe do Pedro, minhas amigas, no sábado à noite, colocamos os pimpolhos no tapetinho de E.V.A. cheio de brinquedos e conversamos monotematicamente a noite toda. Entre gofadas e chorinhos um dos temas foi: a hora que devemos baixar o estrado do berço. Claro que na mesma hora pensei em trazer esse tema para o blog.

imagem do google

Pode parecer frescura, pra quem vê de fora, mas é uma decisão muito difícil, pois baixando o estrado tuuuudo fica mais complicado. Na hora de colocar o bebê dormindo, o medo dele acordar e você se esticando toda para conseguir deitar o neném??? Tensão pura. E mesmo o berço tendo a lateral que sobe e desce, o medo dela fazer o maior barulho quando você já colocou o bebê e vai subir a lateral??? Ai meu Deus! Aqui em casa o problema é esse, a gente faz até competição pra ver quem se garante mais em colocar a Laís no berço e subir a lateral sem acordá-la, rsrs.

Bom, então vamos para o que interessa. A melhor hora de baixar o berço é quando o bebê está sentando (entre 5 e 6 meses), mesmo que não sente sozinho, em algum momento ele vai conseguir sentar sozinho (é de repente viu?) e nessa hora ele deve estar bem protegido com o berço beeeeeem lá embaixo, porque tudo pode acontecer. Há quem já abaixe o estrado na fase em que o bebê está rolando, não deixa de ser uma boa também.

Uma outra fase é quando eles ficam em pé sozinhos e dão pulinhos se segurando nas grades do berço. Outro perigo. Nessa hora é aconselhável tirar o kit berço, pois os espertinhos usam o enxoval lindinho, que a mamãe gravidíssima passou noites em claro pensando nele, para pular a grade do berço.

Então mamães e papais, não deixem para amanhã, abaixem o estrado do berço hoje. A segurança do bebê é o mais importante.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ENTREVISTA: drenagem linfática em gestantes

Mamães! Como eu já disse por aqui, eu não quero ser exemplo de perfeição para ninguém, o objetivo desse blog é informar. Até porque eu fui uma grávida sedentária. Sempre malhei e fiz yoga, mas na gravidez eu me entreguei à preguiça completamente (não me orgulho disso), tinha muito sono e não fiz exercício algum. Me arrependo claro. Pelo menos, a partir do sexto mês comecei a fazer sessões de drenagem linfática que me fizeram muito bem. Lá pelo sétimo mês a drenagem virou uma recomendação médica e eu aumentei o número de sessões. Até a última semana antes do parto eu fiz drenagem e recomendo, me aliviava muito os inchaços e dores nas costas.

Para explicar melhor pra vocês os efeitos da drenagem e o bem que ela nos faz, eu entrevistei a minha amiga e fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e em drenagem linfática para gestantes, Lara Limaverde. Foi com ela que fiz meses de drenagem antes e depois do parto, a gente conversava muito e eu ainda relaxava, saí ganhando nisso tudo, heim?

Aproveitem a entrevista e se quiserem fazer mais perguntas à Lara, podem fazer pelos comentários ou, quem não conseguir comentar, mande um e-mail para: imamae.blog@gmail.com que eu passo a pergunta pra ela e devolvo logo mais a resposta ou mande um e-mail pra própria Lara: laralimaverde@yahoo.com.br

Ah! Antes de começar. Mamães de Fortaleza, a Lara atende em domicílio e os contatos dela são esses: (85) 8877-6888 / 9610-2177.

Entrevista:

O que é drenagem linfática e quais são os seus efeitos?
      A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos e nos gânglios linfáticos e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
       A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados através da urina.  Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, ajuda no combate à celulite e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Quais os efeitos positivos da drenagem na gestante?
        Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais e musculares. Algumas desses hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio causando a retenção de líquido na gestante, principalmente nos pés e nas pernas. A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante, a partir do terceiro mês de gestação. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir esses inchaços comuns da gravidez. Essa técnica previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.

Quantas vezes por semana é o indicado?
       O ideal é que a gestante realize no mínimo duas sessões por semana, podendo passar para três no decorrer da evolução da gravidez, pois no último trimestre à uma retenção maior de líquido, além de apresentar maiores desconfortos circulatórios, musculares e posturais.

Em que casos uma gestante não pode fazer drenagem, existe?
       Antes de começar a realizar sessões de drenagem linfática a gestante deve consultar seu médico obstetra, pois esta técnica não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

Por que a massagem não pode ser feita na barriga da gestante?
       A partir do sétimo mês de gestação não realizamos manobras na barriga da gestante, pois a partir desse período começam as contrações de Braxton Hicks e um estímulo maior pode desencadear contrações uterinas e levar ao trabalho de parto prematuro

Os exercícios físicos e a alimentação são complementos indispensáveis para o efeito positivo da drenagem?
        Não podemos dizer indispensáveis sempre, depende para qual finalidade a drenagem é indicada. No caso das gestantes a drenagem tem um efeito de “desinchar”. Os exercícios físicos ajudam muito na melhoria do inchaço, principalmente a hidroginástica, pois a água exerce uma pressão sobre a pele e assim reduz o edema. E uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras vai fazer com que o organismo funcione melhor e assim evite os inchaços (salvo que nas gestantes esse inchaço sempre vai acontecer).

 E no pós-parto, em que momento pode-se voltar a fazer as sessões?
Como a drenagem linfática reduz o inchaço e no pós-parto, principalmente de uma cesariana, há uma retenção de líquido significativa, essa técnica entra como um tratamento de eleição para tal inchaço. Na maioria das vezes, os obstetras liberam logo após o parto. Mas é importante checar com o seu médico se ele autoriza ou não a massagem nessa fase, pois se houver alguma complicação pós-parto, como a TVP (trombose venosa profunda), a drenagem está contra-indicada.
Além da drenagem linfática tratamos também no pós-parto a cicatriz (no caso da cesariana), utilizando o ultra-som com massagem, para evitar aderência da pele e prevenir o tão temido quelóide.

Quais cremes você indica como complemento ao tratamento da drenagem, que a gestante possa auxiliar fazendo em casa?
Existem vários cremes indicados para gestantes, esses além de complementar o tratamento da drenagem, atuam na prevenção de estrias e na firmeza da pele. Alguns exemplos são: Elastcream (Adcos), Luciara (Bayer), Mater Skin (Cosmiatric), Gerare (Organon), Hidramamy (Mantecorp),  Gel Firmador de Tecidos e Preventivo de Estrias (OX), Lait Corps Déo Hydratnt (Anna Pegova), Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias (Natura). Além desses cremes a gestante pode utilizar também óleos, como o de amêndoas, para a manutenção dessa hidratação feita pelos cremes. É sempre válido lembrar-se da ingestão de água e líquido em quantidades significativas para uma hidratação geral adequada.

A drenagem boa é aquela que se sente dor e que a pessoa fica toda roxa? Como muitas pessoas pensam?
A técnica é realizada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa. Muita gente acha que a drenagem linfática é dolorida, mas não é. Como a massagem deve ser rítmica, o fisioterapeuta não aplica muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto, por isso nunca uma drenagem bem feita deixa a paciente roxa, se ficou roxo rompeu vasos sanguíneos, ou seja, criou ali um hematoma, e isso não acontece numa drenagem linfática.

Lara Limaverde
CREFITO 114.690- F